segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Estalando a Coluna - Dor nas costas - Fisioterapia Campinas

Estalando a coluna


Existem hoje inúmeras formas de terapias que utilizam o estalar da coluna como tratamento, tais como o Quiropraxia, Osteopatia, Terapias Manuais, entre outro. Os leigos dizem até que o terapeuta “chegou a coluna no lugar”.
Mas o que é o estalo na coluna? O paciente corre algum risco? Mas afinal para que servem os estalos?
Calma! Vamos responder todas as suas questões.
O estalo na coluna nada mais é do que a abertura rápida ou brusca de uma articulação da coluna, igual quando estalamos os dedos quando os puxamos com força. Portanto não se trata de fratura na coluna, nem tão pouco de se “colocar uma vértebra no lugar”, como é dito popularmente.
Existem alguns riscos sim, neste tipo de manobra, pessoas com osteoporose, com suspeita de fratura, com calcificação de artérias tem contra-indicação a esse tipo de tratamento. Porém um profissional experiente terá condições de avaliar as indicações contra-indicações e riscos de cada paciente, e ainda utilizar outro tipo de técnica para o tratamento.
Os estalos? Sim eles aliviam as dores e relaxam a musculatura, mas não é só esse o beneficio que eles podem nos proporcionar. Para cada vértebra da coluna há um conjunto de nervos que correspondem a ela. Estes nervos enviam informações para músculos, pele, vasos sangüíneos, e vísceras (estomago, intestino etc.). Quando um músculo está tenso, existe uma alteração na vértebra que corresponde a esse músculo, e conseqüentemente, a pele, os vasos e vísceras que correspondem a essa vértebra também ficam alterados. Algumas dessas alterações podem passar desapercebidas, outras podem trazer efeito imediato como cólicas, prisão de ventre, dores de cabeça, gastrite. Uma dessas alterações, que fique por muito tempo pode até se transformar em patologia como, por exemplo, uma ulcera no estomago. Quando o profissional, bem preparado trata de seu paciente realizando manobras que produzem estalos, ele está desbloqueando o movimento da vértebra, o que gera um estimulo reflexo para que as funções de tudo aquilo que corresponda a ela se normalize. Normalmente temos a capacidade apenas de sentir o relaxamento muscular. Ufa! Que alívio!
Indicadas por uns, e contra-indicada por outros, podemos concluir que as manobras com estalo na coluna podem ser de grande benefício para qualquer pessoa, e quem a contra indica, o faz apenas por desinformação. Procure sempre um profissional que tenha uma boa formação.
Felipe Ribeiro Mascarenhas, Fisioterapeuta, Osteopata

Fone: (19) 32513297


15 comentários:

  1. Estralo as costas todos os dias... ouvi dizer que isso não é legal. É verdade?
    Hoje não consegui estralar e está uma dor infernal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, se você tem essa necessidade diária de estalar a coluna é sinal de que algo anda errado. Se procurar um profissional Osteopata certamente resolverá seu problema, e essa necessidade diária de estalos desaparecerá, junto com sua dor infernal.

      Excluir
  2. A sua afirmação é bastante irresponsável, porque não é verdade. Estalar as articulações pode sim trazer malefícios, e isso já foi provado.

    Você acertou em tudo que disse, mas ao afirmar que "...quem a contra indica, o faz apenas por desinformação.", você coloca tudo por água abaixo.

    ResponderExcluir
  3. Não existe nenhuma contra indicação absoluta para os estalos, embora possam oferecer algum risco. O que talvez não tenha ficado claro é que existe uma ciência por trás dos estalos, e quando realizados por um profissional, além de não oferecerem risco, os seus benefícios são incalculáveis, e quem contra indica um profissional que tem essa habilidade realmente o faz por pura ignorância e desinformação. Se o Sr. Brukuns não viu, eu comento no texto sobre os riscos. Caso tenha a comprovação cientifica dos malefícios, que extrapolem os que eu citei e os mais óbvios, ficarei grato em recebe-las para que possamos publicar e discutir no blog....
    Grato pelo seu comentário

    ResponderExcluir
  4. Sinto muitas dores na coluna tanto na toracica quanto na lombar e estalo minhas costas fazendo movimento deitada do meu tronco de rotação interna tanto do lado esquerdo como do direito e por momento as dores param. Ja estou acostumada a fazer isso todos os dias, hoje já virou vicio e as dores só pioraram. O que eu faço e que tipo de especialista eu procuro?

    ResponderExcluir
  5. Eu estalo o pescoço frequentemente, as vezes sinto um choque nos braços e pernas. Fico com medo e tento evitar, mas as vezes o faço inconscientemente. Corro algum risco de paralisia caso algum estalo "dê errado"?

    ResponderExcluir
  6. Ha contra-indicaçoes sim. Por exemplo,eu conheci uma mulher que tinha uma dor mto intensa na coluna, e alguem indicou a ela que fizesse um tratamento desses. Mas ela nao aceitou, ela foi ao medico e descobriu que tinha um tumor no local. Se ela tivesse feito esse tratamento estalando a coluna, provavelmente teria consequencias muito ruins por comta do tumor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que não há contra indicação absoluta. Certamente esse tratamento não faria mal para essa pesso por causa do tumor. Osteopatas como eu são treinadas a diagnosticar um tumor, e temos a mesma condição, que qualquer médico tem de fazê-lo. Também sabemos que todo e qualquer caso que foge das nossas condições de tratamento, devemos encaminhar para um profissional adequado....

      Resumindo, com um bom profissional o tratamento é seguro.

      Excluir
  7. Tenho 20 anos e estalo a coluna diariamente ha anos, do pescoço até o cóccix praticamente. rs So por mania mesmo... e é muito raro eu sentir qualquer dor nela. Qdo deito tbm a estalo "puxando" pra cima, é uma sensação muito relaxante, acho que todo mundo deveria fazer isso de vez em quando.

    ResponderExcluir
  8. SInto muita dor na parte lombar e perto do pescoço eu tento estalar de várias formas só que não consigoo. O fato de eu nao conseguir estalar é um indicio de que á algum problema na minha coluna

    ResponderExcluir
  9. Não fazemos consultas por e-mail ou pelo Blog.
    Em caso de dúvidas pessoais, não genéricas recomendo que marque uma consulta...
    (19) 32513297

    www.colunasemdor.com.br

    ResponderExcluir
  10. ola eu tenho muita dor da coluna queimação e quando eu estalo viro pra um lado e para o outro ela faz barulho e eu sinto um alivio mas é o dia todo :/
    pode ser algum problema de coluna?

    ResponderExcluir
  11. qual a diferença entre osteopatia e quiropraxia?

    ResponderExcluir