domingo, 14 de dezembro de 2008

Perguntas Freqüentes - Fisioterapia Campinas

Perguntas mais Freqüentes

Minha coluna travou, quando devo procurar um fisioterapeuta?
R: Deve procurar o fisioterapeuta imediatamente. Antes de tomar um antiinflamatório ou analgésico, o fisioterapeuta tem recursos que podem aliviar sua dor, sem mascarar seu sintoma e em casos mais graves ele saberá exatamente a qual especialista deve te encaminhar. (em casos de trauma recomendamos que vá direto ao pronto-socorro)

Estou com dor nas costas, uso compressa quente ou fria?
R: No caso de uma dor aguda (que teve início nas ultimas 24 hora), se for traumático (contusão, entorse, ) você pode fazer compressa fria. Quarenta minutos de gelo sobre o local da dor. Dores antigas e dores musculares, é muito bom fazer compressa de calor. Mas lembre-se de procurar sempre um especialista.

Estou com uma dor em minha coluna, preciso passar por um médico para ser encaminhado para o Fisioterapeuta?
R: Não, para ser tratado por um Fisioterapeuta, você pode se encaminhar direto a ele, pois a Fisioterapia é uma profissão independente, portanto não necessita de aval de nenhum outro profissional para atuar. Além disso, o Fisioterapeuta tem formação suficiente para identificar para diagnosticar e tratar disfunções do sistema músculo-esqueletico, caso haja contra indicação ao tratamento ou dificuldade de diagnóstico fisioterapeutico, o Fisioterapeuta tem por obrigação encaminhar para ao especialista mais indicado para realiza-lo. No caso de convênios, contrariando leis, e normas e até mesmo a ética profissional, alguns convênios exigem o encaminhamento por parte do médico, neste caso o conveniado deve procurar um médico para que este o encaminhe para o fisioterapeuta.

Minhas costas começaram a dar problema, vou sentir dor a vida inteira?
R: Não necessariamente. Isso é algo que depende de você e de um bom tratamento. Existem pessoas que tem hérnias de disco, e mesmo sem cirurgia levam a vida normalmente, inclusive fazendo coisas que normalmente são contra indicadas tais como andar a cavalo ou correr. Mas para isso é preciso de um bom tratamento. Em caso de problemas simples a dor pode nunca mais voltar.

Os remédios não fazem efeito, o que está acontecendo, o que devo fazer?
R: Os remédios podem não estar fazendo efeito por não serem adequados ao tratamento, por estarem em dose errada, ou porque ainda não terminou o tempo de tratamento proposto pelo médico. Neste caso você deve retornar ao médico que indicou o tratamentoe expor o problema, só ele poderá fazer ajuste na dosagem ou alterar a medicação. Mas também existem problemas que tem origem na mecânica corporal, como por exemplo, dores relacionadas a má postura. Por melhor que seja o remédio, não há remédio capaz de alongar um músculo ou alinhar o corpo de alguém. Neste caso você pode se encaminhas a um Fisioterapeuta, que fará o melhor tratamento caso não haja contra indicação.



O que é escola de postura?
R: Escola de postura, ou Back School, é um método onde o paciente irá obter informações sobre anatomia, mecânica da coluna, tratamentos e remédios disponíveis, e exercícios para a coluna. Além de o paciente ter essas informações ele irá aprender como se posicionar no dia-a-dia para realizar tarefas sem forçar a coluna, exercícios de alongamentos, e exercícios para aliviar as dores. Ou seja, o paciente irá tomar consciência do que é o seu problema, saberá identificar as causas de piora do problema, e finalmente irá aprender como levar uma vida com qualidade, com o problema adquirido. É um tratamento ideal para pessoas que possuem dores crônicas na coluna, também é um programa ideal para empresas onde grande parte dos funcionários encontram-se afastados por motivos de dor. A escola de postura pode ser realizada em sessões individuais ou em grupo.

Tenho uma leve dor nas costa, porém constante. Fui ao médico e o exame de RX não mostrou nada, tomei o antiinflamatório recomendado pelo médico, mas a dor continua. O que devo fazer?
R: Você pode procurar um fisioterapeuta especialista em Osteopatia. Muitos dos problemas que causam dores na coluna podem não aparecer em exames, e estes também não melhoram com remédios. Dores como essa podem ser causados por falta de mobilidade em um ponto específico da coluna, ou seja uma vértebra específica não se move, por isso a dor. O Osteopata, através de exames específicos será capaz de identificar essa falta de mobilidade e trata-la. Além disso, a formação desse profissional permite que seja feito um diagnóstico diferencial, ou seja, identificar se realmente é esse o problema, e a partir daí ou realizar outro tipo de tratamento, ou encaminha-lo para o profissional certo que possa resolver o problema. (lembro que nem toda dor sentida na região da coluna, é problema de coluna, pode tratar-se de um problema visceral).


Caso tenha alguma dúvida, envie-nos um e-mail ou entre em contato. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.
felipe@colunasemdor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário