quarta-feira, 11 de maio de 2011

Osteopatia - Técnica de Jones

A Técnica de Jones é uma técnica funcional, de aplicação muito suave inventada pelo osteopata Lawrence H. Jones que a chamou de COUNTERSTRAIN, e nós Brasileiros, por motivos óbvios preferimos chamá-la de Técnica de Jones.

Ele mesmo definiu a técnica como sendo ”uma manobra posicional passiva que situa o corpo em uma posição de máximo bem estar, suprimindo assim a dor, ao anular a atividade dos proprioceptores responsáveis pela disfunção”.

Aplicação
O terapeuta localiza o ponto de dor através da palpação. Move lentamente o paciente até a posição de conforto e mantém a posição por 90 segundos, e então o paciente é reconduzido passivamente para uma postura normal.

Durante o período de 90 segundos, o terapeuta pressiona várias vezes o ponto de dor a fim de investigar a diminuição da sensibilidade dolorosa através das respostas do paciente, ou simplesmente o mantém pressionado por todo o período.
 .
Não deve haver aumento da dor em nenhuma parte do corpo durante o processo de tratamento.

O resultado final desse posicionamento é a redução da hiperatividade das estruturas neurais e a recomposição dessas estruturas para se alcançar, de modo indolor, um comprimento de repouso do músculo mais normal e proporcionar um aumento da circulação local, ou seja, ocorre uma normalização da atividade gama ou uma diminuição do reflexo miotático.

Indicações:
É uma técnica ótima para o tratamento de Pontos Gatilho, dor miofascial, e tender points.

Em nosso site há uma apostila que contém todos os detalhes da técnica de Jones.


Nenhum comentário:

Postar um comentário