sábado, 25 de junho de 2011

Botox para tratar enxaqueca?

Alterar a percepção de dor parece um dos métodos mais eficientes para 'enganar' a enxaqueca. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso de injeções de botox para o tratamento de enxaqueca crônica. Antes do Brasil, só EUA e Inglaterra haviam autorizado a aplicação do produto no tratamento da doença.

Mesmo tendo uso aplicado em tratamentos médicos o Botox ainda não deixou de ser uma toxina, que a grosso modo paralisa a musculatura.

Como toda toxina, trará reações no organismo, além de fazer com que o fígado do indivíduo trabalhe demasiadamente a fim de metabolizar e eliminar esse veneno.

E a enxaqueca, quando tratada por esse meio só terá resultado caso a sua causa sejam as contraturas, e tensões musculares que causam dores referidas na região da cabeça. Bom, sendo assim, e pensando no principio básico de qualquer tratamento coerente, aplicar o Botox para paralisar músculos tensos que causam não me parece uma medida muito inteligente. desta forma está se tratando a consequência do problema e negligenciando a causa. Ponto da indústria farmacêutica, que venderá mais Botox. Ponto para os médicos que terão milhares de pacientes voltando a cada trimestre para renovar seu Botox. e mais uma vez quem sai perdendo é o paciente, que gastará seu dinheiro em um tratamento que não resolverá a causa primária de seus problemas. E sabe-se lá quais serão os novos problemas que estará criando com essa conduta, sem princípios.

Na ânsia por um resultado rápido, e respaldado por profissionais irresponsáveis, pacientes se submetem a tratamentos absurdos!!!

É o Fim!!!!

Mais link sobre problemas risco do uso de Botox!!!

Vamos dizer sim ao uso racional dos medicamentos!!!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Enxaqueca e dor de cabeça tem cura com Osteopatia?

SIM, podem ter!

Mas será que a sua dor é Enxaqueca? Você precisa considerar duas coisas: Primeiro, o que é enxaqueca? e depois o que pode simular uma crise de enxaqueca?

São características da Enxaqueca:

1 - dor há pelo menos dois anos, com crises com intervalo de no máximo 3 meses;
2 - apresenta sintomas de áurea ( pontos luminosos meia hora antes da crise);
3 - fotofobia (irritação e maior dor na presença de muita luz) e ao barulho;
4 - dores caracteristicamente unilaterais, e geralmente sem associação a outros fatores.

Acontece que muitas pessoas acham que têm enxaqueca e na verdade apresentam DOR DE CABEÇA apenas. Muitas pessoas têm dores de cabeça tensionais, mas frequentemente.

Uma dor de cabeça pode ser causada por irradiação de dor de músculos do pescoço. Essa irradiação é a mesma que o coração faz para o braço esquerdo quando está tendo um infarto, que serve pra avisar que algum problema está acontecendo.

São problemas que podem gerar dor de cabeça frequentemente:
Tensões musuclares subnucais, diminuições de movimento de articulações cervicais, distúrbios da ATM (articulações temporo-mandibulares), distúrbios genito-urinários (útero) e pelve e até mesmo disfunções de fígado, por exemplo. Essas disfunções musculo-articulares podem gerar dores irradiadas, tensões sobre circuação cerebral, e gerar crises de dor frenquetes (enxaqueca).

enxaqueca osteopatia dor de cabeça quiropraxia tratamentoMuitos músculos no nosso corpo fazem essa irradiação de dor quando estão sobre sofrimento (deficiência na circulação, assim como com o coração). Essa dor, na cabeça, pode ser irradiada para o fundo dos olhos e região supraorbital, topo da cabeça, nuca e têmporas, por exemplo.

Tratamento medicamentoso: na sua maioria visam melhorar a circulação intra-craniana. Outros bloqueiam transmissão de impulsos dolorosos (o que pode gerar efeitos colaterais, como sono).

A Osteopatia é o tratamento que considera todos os fatores mecânicos da dor de cabeça. Trata-os (CAUSA) e elimina-se a consequência, que é a dor de cabeça. Cessam-se as crises, necessidade de uso de medicações e as consequências de uso crônico de medicamentos.

Autor: Dr Mauro Gemelli

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Osteopatia Clínica em Campinas

A Osteopatia é uma metodologia extremamente eficaz de avaliação e tratamentos, que se utiliza de técnicas específicas de terapia manual e manipulação da coluna vertebral e demais articulações do corpo com a finalidade de reestabelecer a função das estruturas e sistemas corporais. Sendo assim um sistema metodológico prática, eficaz e de baixo custo.
Está embasada por fundamentos científicos de anatomia, fisiologia, e semiologia médica, e é tão benéfica que a OMS (organização Mundial de Saúde), reconhece e incentiva a sua prática.

Objetivos
Este curso tem como objetivo introduzi o aluno aos conceitos da Osteopatia e abordar os problemas mais comuns encotrados no dia a dia da clínica de Fisioterapia, e traçar uma abordagem muito pratica de avaliação e tratamento sob a ótica da Osteopatia. de avaliação e tratamento..
Ao final o aluno terá ferramentas suficientes para realizar um tratamento osteopático do início ao fim.
.

Conteúdo
• Histórico da Osteopatia
• Leis de Still
• Fisiologia Osteopática
• Lesão Osteopática e disfunção somática
• Conceito de Hipermobilidade e Hipomobilidade
• Leis de Fryette
• Indicações e contraindicações
• Avaliação Osteopática Geral
o Exame estático – Postural
o Testes de mobilidade
o Palpação estática e dinâmica
o Testes Neurológicos
o Teste de Mitchel
o Estrela de dor
• Princípios da Técnica de Jones
• Princípios da Técnica de Músculo Energia
• Princípios da Técnica Neuro Muscular
• Princípios das Técnicas de Thrust
• Biomecânica, avaliação e tratamento da coluna lombar
o Testes Lombares
o Técnicas de Thrust para Vértebras Lombares
o Técnicas para tecidos moles
• Biomecânica, avaliação e tratamento da Sacro-ilíaca
o Testes de mobilidade da Sacro-ilíaca
o Manobras de Thrust para Sacro-ilíaca
• Biomecânica, avaliação e tratamento da coluna torácica
o Testes para coluna torácica
o Manobras de Thrust para torácica
o Tratamento de tecidos moles envolvidos com a coluna torácica
• Biomecânica, avaliação e tratamento da coluna cervical
o Testes cervicais
o Manobras de Thrust para cervical
o Manobras de tecidos moles
o Liberação miofascial para cervical alta
• Biomecânica, avaliação e tratamento do membro superior

www.conmov.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Técnica Sacro Occipital de DeJarnette - Tratamento com as Cunhas

O Dr. Major Bertrand DeJarnette (1899-1992), Osteopata e Quiroprático, criou seu método que denominou deTécnica Sacro Occipital (S.O.T.), como uma forma científica, clara e eficaz de tratamento.
Baseado nos conceitos de biomecânica, pulsos cranianos, e movimento do líquido cefalorraquidiano, desenvolveu inúmeras pesquisas cientificas que embasaram seu método.
            Com uma avaliação muito específica, classifica seus pacientes em 3 categorias distintas, e utiliza o “bloking” , colocação de cunhas sob a pelve, para alinhar a pelve permitindo que o  corpo busque um alinhamento mais correto, tratando assim os mais diversos sintomas. Além disso, utiliza a Técnica Reflexa Manipulativa Quiroprática(C.M.R.T.), uma técnica de manipulação de pontos reflexos que auxilia e complementa o tratamento.
Técnica Sacro Occipital não é simplesmente uma técnica complementar de tratamento, e sim uma metodologia completa de avaliação e tratamento cientifico e independente que visa suprimir a causa do mal funcionamento do organismo, em busca da homeostase, utilizando o mínimo de força.

Objetivo

O curso Técnica Sacro Occipital de DeJarnette tem como objetivo, passar o conteúdo integral do método, de forma simplificada, fazendo com que o aluno seja capaz de aplicar com eficiência e obter resultados assim que retornar à sua prática clínica.

Conteúdo

• Histórico
  • Introdução
  • Testes de Avaliação
  • Ferramentas de Tratamento
  • Protocolo de Avaliação e Tratamento para Categoria 1
  • Protocolo de Avaliação e Tratamento para Categoria 2
  • Protocolo de Avaliação e Tratamento para Categoria 3
  • Técnica Reflexa Manipulativa Quiroprática (C.M.R.T.)
  • Técnicas diretas
  • Tratamento de Escolioses