segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cuidados com remédios para baixar o colesterol deve ser maior do que o próprio colesterol

Dezenas de milhões de americanos estão tomando drogas para baixar o colesterol, as estatinas em sua maioria e alguns "experts" afirmam que muitos milhões a mais devem ser tomá-los.
Eu não poderia discordar mais.
As estatinas são inibidores da HMG-CoA redutase, ou seja, eles agem bloqueando a enzima no fígado que é responsável por fazer  o colesterol (HMG-CoA redutase). O fato de que as estatinas causam efeitos colaterais é bem estabelecida, há agora 900 estudos que comprovem seus efeitos adversos , que vão de problemas musculares para o risco de câncer aumentado .
Para começar, os efeitos colaterais relatados incluem:
  • Problemas musculares, polineuropatia (dano nos nervos das mãos e pés), e rabdomiólise (uma doença grave degenerativa do tecido muscular)
  • Anemia
  • Acidose
  • Disfunção sexual
  • Depressão imune
  • Pâncreas ou disfunção hepática, incluindo um aumento potencial das enzimas hepáticas
  • Catarata
Problemas musculares são os mais conhecidos efeitos da estatina drogas 'secundários adversos, mas problemas cognitivos e perda de memória também são amplamente divulgados. Um espectro de outros problemas, que vão desde elevações de glicose no sangue para os problemas de tendão, também pode ocorrer. Há evidências de que tomar estatinas podem até mesmo aumentar o risco para a doença de Lou Gehrig .
Estatinas actualmente disponíveis no mercado dos EUA são: