quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ENXAQUECA E COLUNA

enxaqueca 0steogênica

O FLUXO SANGUINEO ENCEFÁLICO E ENXAQUECA: HEMODINÂMICA ENCEFÁLICA

BIBLIOGRAFIA SOBRE ENXAQUECA COM SUA CAUSA NA COLUNA E CIRCULAÇÃO:

ALIMENTOS E ENXAQUECA

AVALIAÇÃO DA ENXAQUECA

TRATAMENTOS DA ENXAQUECA E CEFALÉIA

Dependendo da causa da enxaqueca, conforme parágrafo acima, será utilizado trataento específico:
1) Para enxaqueca com causa na COLUNA ou HEMODINÂMICA: A causa deste tipo de enxaqueca / cefaláia é solucionada através de técnicas específicas de manobras na coluna como um todo. Nesta clínica usamos a junção das principais técnicas de ajustes vertebrais, que são : Quiropraxia + Osteopatia + RPG somadas à Acupuntura.
A soma destas técnicas consegue tirar a causa, tendo como resultado a cura da enxaqueca. Muitos pacientes, quando recebem esta explicação sobre enxaqueca, ficam perplexos, acham impossível uma alteração estrutural mínima na sua cervical, causar sua enxaqueca ou cefaléia. Somente após algumas sessões, sentindo os resultados iniciais, conseguem acreditar. O tratamento da enxaqueca ou da cefaléia pode demorar vários meses para terminar, porém já após algumas semanas o paciente nota diminuição progressiva das dores de cabeça da cefaléia ou de todos sintomas da enxaqueca.

2) Para enxaqueca de causa bioquímica e alimentar (como citado acima é de causa idiopática): como a causa desta enxaqueca não é estrutural, seu tratamento consiste em sessões de Acupuntura específica para enxaqueca / cefaléia e que pode ser com ou sem agulhas, o paciente escolhe este detalhe. A Acupuntura tem a função de fazer equilíbrio energético (a eletricidade do nosso corpo). Esta eletricidade é que controla todas as funções bioquímicas do nosso organismo. Como citado acima, a enxaqueca tem desequilíbrio bioquímico. A partir do momento que o organismo volta ao seu equilíbrio elétrico (que comanda a parte bioquímica) a enxaque deixa de existir.
Já conheci muitos pacientes que vieram me procurar já desiludidos com acupuntura, pois tentaram tratar a enxaqueca apenas com acupuntura em determinadas clínicas, porém sem resultados. TODOS estes pacientes tinham alterações na sua coluna, mesmo que mínimas.
A acupuntura é maravilhosa, porém quando a enxaqueca ou cefaléia tem causa estrutural, apenas acupuntura não adiante, precisa a soma dos dois tratamentos, como citado no item 1 acima. Quando a enxaqueca for de origem bioquímica (alimentar) a acupuntura sistêmica oferece resultados incrivelmente maravilhosos.
Ao invés do paciente deixar de ingerir os alimentos causadores de enxaqueca, simplesmente fazemos o corpo do paciente não reagir negativamente à ingestão destes alimentos.
O corpo da pessoa deve estar apto a se alimentar normalmente, da mesma forma que muitos outras pessoas se alimentam normalmente o paciente que sofria de enxaqueca passa também a poder comer o que preferir, sem se preocupar com dor de cabeça.
Nosso corpo não funciona apenas com o fator químico-biológico, mas também com eletricidade. Esta energia eletrônica controla todas as outras funções e a Acupuntura, controlando a energia, consegue comandar as funções do organismo.
Pela ótica da medicina tradicional Ocidental, explica-se que os estímulos da acupuntura na enxaqueca ou cefaléia resultam na produção de:
- substâncias que agem sobre neurotransmissores e neuromediadores, restabelecendo o bom funcionamento das funções que estavam alteradas,
- corticóides naturais (fabricados pela supra renal do próprio paciente) com grande ação anti-inflamatória,
- analgésicos internos (os efeitos da Acupuntura são iguais aos da serotonina, neuromediador produzido em nosso cérebro).

DICAS SOBRE ENXAQUECA E CEFALÉIA

A intenção destas dicas sobre enxaqueca tem a única intenção de ajudar a evitar situações que venha a desencadear a enxaqueca ou cefaléia. De forma alguma visa substituir o tratamento médico adequado.
A pimenta vermelha (Capsicum annum) para enxaqueca: é um eficaz redutor da dor da enxaqueca, contém capsaicina, um composto que se crê bloqueador da transmissão de dor no nervo. De acordo com um estudo publicado em 1992 a revista,Cephalalgia, a dor e gravidade das cefaléias ou enxaquecas foram reduzidas de forma significativa nos pacientes que receberam tratamentos tópicos de capsaicina por sete dias. Comprar ou fazer um bálsamo contendo Capsicum annum e massagear a região dolorida durante um ataque de enxaqueca. Sempre lembrando de consultar um médico qualificado se quiser experimentar este procedimento anti enxaqueca em casa, pois os efeitos secundários podem incluir queima na área de aplicação.
Hortelã (Mentha piperita) na enxaqueca: Menta pode ser usada tanto interna como externamente para ajudar na diminuição da crise de enxaqueca. Contém mentol, que é um redutor da dor, e também reduz a náusea. De acordo com um estudo publicado em 1994 na revistaCephalalgia, Uma combinação de óleo essencial de hortelã-pimenta e etanol ou mesmo azeite extra virgem, reduz significativamente a sensibilidade às enxaquecas e cefaléias em pacientes que aplicaram a solução tópica na testa. O ideal é executar este procedimento ao primeiro sinal de uma crise de enxaqueca, mas pode ser utilizado em qualquer momento do ataque. Outra forma de utilizar a hortelã-pimenta para enxaqueca é consumir chá de hortelã. Não é recomendado utilizar qualquer procedimento na crise de enxaqueca sem supervisão médica.
Gengibre (Zingiber officinale) para enxaqueca: Uso comum no alívio de dor e náuseas, principalmente da enxaqueca e cefaléia. Embora haja pouca investigação científica sobre gengibre como um remédio natural para enxaquecas, foram realizados estudos de laboratório sobre a sua capacidade para reduzir a dor, e como um anti-inflamatório. Um estudo publicado em 2005 Journal of Medicinal Food afirma que um extrato feito a partir de raiz de gengibre é muito útil como anti-inflamatório. Também é conhecida por ajudar no alivio da crise de enxaqueca ou cefaléia. Recomenda-se comer uma colher de chá de raiz de Gengibre por dia, nos alimentos. Lembrando que em crises de enxaqueca deve-se procurar ajuda do seu médico.
Os direitos autorais sobre a hp enxaqueca, cefaléia, dor de cabeça são reservados ao Dr. Gilberto Agostinho.

COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS NOS TRATAMENTOS DA ENXAQUECA E DA CEFALÉIA:

QUIROPRAXIA E OSTEOPATIA NA ENXAQUECA E CEFALÉIA