terça-feira, 28 de agosto de 2012

Kinesio Tape: Para que serve?


Kinesio Tape: você sabe para que serve?

Fonte:
Por Anderson Brandão
Após os jogos olímpicos de Londres, muitas pessoas estão me perguntando sobre as “fitas coloridas” que diversos atletas utilizaram durante suas competições. Para responder com propriedade, convidei oFisioterapeuta Marcos Bastos, da empresa Dr. Fisio, com quem venho trabalhando há alguns meses e que está muito familiarizado com a técnica. Vejam seus comentários:
Quando ouvimos falar em Kinesio Tape (ou Fita Kinésio), logo vem a cabeça super atletas com suas fitas coloridas. Mas tanto Kinesio, quanto outras técnicas menos coloridas (McConnel, SportTape e SpiralTape), podem ser utilizadas por pessoas em todos os níveis de condicionamento físico, inclusive sedentários.
Todas as técnicas servem para direcionar o trabalho realizado durante a fisioterapia, a um determinado grupo muscular, seja estimulando ou inibindo sua contratação, estimulando a vascularização (chegar mais sangue a região), ou ainda, imobilizar, estabilizar e até mesmo realinhar uma articulação, prolongando o trabalho já realizado.
Outra curiosidade é que, diferente do que muitos imaginam, as bandagens não contém medicamentos e as cores, não influenciam no tratamento.
Um bom exemplo da aplicação da técnica, seria uma pessoa que lesionou o ligamento cruzado do joelho e precisou de cirurgia reparadora. Na fase inicial, usaríamos o SpiralTape visando analgesia da região e também a Kinesio Tape atuando na drenagem do edema pós operatório. Em uma segunda fase da recuperação, podemos usar a Kinesio Tape para auxiliar nos exercícios de contratação muscular e, na última fase, o SportTape para dar estabilidade na articulação do joelho e mais confiança para o paciente.
O principal é que cada pessoa seja avaliada individualmente e, caso seja indicado a aplicação da bandagem, que seja feita por um profissional qualificado. Fale sempre com um Fisioterapeuta de sua confiança.

Para conhecer o curso mais completo sobre o assunto entre em 
O unico curso de Bandagem Funcional que aborda todas as técnicas.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário