sexta-feira, 17 de agosto de 2012


KINESIO TAPE: UM GRANDE BENEFÍCIO
11/07/12
Você usa essa técnica? As aplicações de Kinesio reduzem edemas e a dor de lesões musculares.
O Kinesio Taping foi desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo Quiroprata Kenso Kase. O método de bandagem tem como objetivo a estimulação somatossensorial dos sistemas tegumentar (pele), linfático e muscular, além da estabilização de articulações. Foi desenvolvido através da hipótese de que a função dos músculos não era apenas restrita aos movimentos do corpo, mas também ao controle da circulação de fluxos venosos, linfáticos e temperatura corporal. A técnica é uma grande aliada dos fisioterapeutas, que utilizam as fitas elásticas sem restrições para os pacientes no auxílio terapêutico, por meio de estímulos mecânicos constantes e duradouros na pele.

O método consiste na colocação de uma fita especial e elástica sobre a área a ser estimulada, onde a força mais importante é a força de reação do estiramento da fita. As fitas não possuem nenhum tipo de medicação, como muitas pessoas pensam. Então, podem ser utilizadas por pacientes de todas as idades, até mesmo bebês, de forma a amenizar os efeitos de cólicas ou no tratamento de pessoas que sofreram derrame ou paralisia muscular, por exemplo. Estas fitas são peculiares por não limitarem os movimentos e as técnicas de aplicação são exclusivas e específicas para cada caso e segmento do corpo. A forma como são colocadas é que permite o tratamento e, por isso, só devem ser aplicadas por profissionais capacitados.

As aplicações de Kinesio reduzem edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causa pressão nos receptores, sensoriais e neurológicos, e é aliviada através das ondulações que a banda promove, elevando a pele, o que faz melhorar a circulação sanguínea, e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente. Além disso, promove tratamento e prevenção de lesões comuns, como distensões, tendinites e outras causas de dor, inflamação e limitação funcional. Esta banda, além de ultraleve e elástica, é forte e altamente eficaz para o alívio da dor, estabilidade, suporte muscular e articular.
Fonte: Studio 7

Curso de Bandagem Funcional


Nenhum comentário:

Postar um comentário