sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Curso de Bandagem Funcional em Campinas-SP


Curso Teórico e Prático de Bandagem Funcional





Há muito tempo o ser humano vem usando esse recurso como forma preventiva e de tratamento, podemos encontrar indícios disso em antigas escrituras gregas e até em pinturas egípcias. Apenas no inicio da década de 70 é que esse recurso foi estudado e organizado cientificamente e os materiais utilizados tiveram um grande salto tecnológico em meados dos anos 80.

Utilizando faixas, esparadrapos, e outros materiais é possível realizar imobilizações muito especificas para cada articulação, mantendo sempre em funcionamento as amplitudes de movimento fisiológicas não patológicas. Com isso é possível potencializar a recuperação de diversas patologias, e proteger o paciente para a realização de exercícios de maior impacto.

Trata-se um procedimento rápido, simples e muito eficiente que você pode desenvolver com material barato, disponível na maioria dos serviços de saúde e que muitos profissionais da área de saúde deveriam dominar.

bandagem funcional restritiva (Sport Taping) serve para preservar os movimentos de uma articulação lesionada e inibir os movimentos causadores de dor e piora, evitando os métodos tradicionais e ultrapassados (como o gesso, por exemplo). Pode ser realizada em qualquer local do corpo, em pouco tempo e sem tirar o movimento e a função do paciente, ou seja, sem perder força muscular, alongamento e rendimento (no caso de atletas).

A bandagem compressiva vai complementar uma drenagem manual ou mecânica e ainda vai conter o edema por todo o tempo que o paciente a utilizar. Pode ser usada também para conter edemas traumáticos junto com crioterapia evitando ou reduzindo o uso de antiinflamatórios, e diminuindo o tempo de recuperação e a dor. 

E finalmente as bandagens proprioceptivas (Kinesio TapingMcConnell)corrigem desvios posturais e alterações de gravidade, previnem dores e são bastante utilizadas em atletas, gestantes e idosos podendo ser associada à R.P.G. e ao Pilates, potencializando o tratamento.

Este curso tem embasamento teórico, mas é 80% prático. É voltado para fisioterapeutas, educadores físicos e enfermeiros. As bandagens serão realizadas por todos os alunos e todos sairão aptos a realizar todas elas em seus pacientes e alunos.

Disponibilizaremos todo o material necessário, apostila e material de apoio com fotos das principais técnicas. Os alunos poderão participar dos nossos encontros de atualizações e dúvidas gratuitamente.
 
“Realizar uma bandagem é manter em seus limites fisiológicos as funções de uma articulação, limitando as amplitudes máximas, para conservar somente o movimento útil de uma zona indolor.”


Objetivo
O curso consiste em introduzir o aluno aos conceitos de bandagem, e ensiná-lo na prática como realizar as principais técnicas de contenção, tratamentos de edemas e bandagens proprioceptivas.

Conteúdo
- Histórico
- Definição das bandagens
- Princípios básicos e generalidades
- Tipos e materiais utilizados
- Objetivos de uso 
- Indicações e contra-indicações
- Práticas das técnicas de imobilização com o uso debandagens funcionais (Sport Taping)
- Práticas das técnicas de Bandagens compressivas para edemas
- Prática de técnicas de Bandagens proprioceptivas. (Kinesio Taping McConnell)


Local


Vatagens desse curso!!!

*Melhor realação custo beneficio!
*Bandagens importadas Kinesio Tape disponível no curso sem custo adicional
*Apostila completa e material de apoio para estudo em CD
*Ministrante com formação reconhecida e grande experiência clínica
*Curso em Portugues
*Vários conceitos em um curso -McConnell, Sport Taping, Kinesio Tape

Investimento

600,00 Reais parcelados em até 5x sem juros pelo site através do pagseguro
Consulte-nos sobre condições especiais de pagamento e descontos.

Inscrições

Com Mariana - (19) 3251-3297

Inscrições on-line



Cronograma: (16 horas)

Primeiro dia
Sábado (8:00 as 12:00 h)
Coffee-break (10:00 as 10:15 h)
Intervalo para almoço (12:00 as 14:00 h)
Sábado (14:00 as 18:00 h)
Coffee-break (16:00 as 16:15 h)
Segundo dia
Domingo (8:00 as 12:00 h)
Coffee-break (10:00 as 10: 15 h)
Intervalo para almoço (12:00 as 14:00 h)
Domingo (14:00 as 18:00 h)
Coffee-break (16:00 as 16:15 h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário